Este blog tem por finalidade divulgar e discutir, entre amigos e novos amigos, assuntos relacionados à Palavra de Deus, gestão de pessoas, administração, relacionamento com o próximo, dentre outros temas que forem surgindo.
Estarei registrando aqui meus pontos de vista sobre esses assuntos (e outros), além de textos, artigos, etc. E gostaria de aprender com você também.

Venha trocar umas idéias comigo!


quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Administração do Tempo

Saber administrar bem o tempo é muito mais do que controlar as horas.  É o gerenciamento de nós mesmos em relação ao modo como dispomos do nosso tempo. É a arte de organizar, programar e orçar o próprio tempo com o propósito de se tornar mais eficaz e produtivo. E mais saudável também, pois a correria do mundo atual pode sim nos deixar doentes.
Se administrarmos com sabedoria o nosso tempo teremos diversas vantagens, como: amenizar a carga de trabalho; organização; controle de atividades que geram desperdício de tempo; aproveitar melhor o tempo livre; dentre outras.
Quando não administramos nosso tempo passamos a impressão (e às vezes não é só impressão....) de sermos pessoas que fazem planejamento inadequado ou nem fazem; que são desorganizadas; não possuem  autodisciplina; possuem problemas de comunicação; são incapazes de dizer NÃO; usam inadequadamente o telefone (olha o exagero aqui... já parou pra pensar quanto tempo você passa ao telefone?); não sabem estabelecer prioridades; não gostam do que você fazem; etc....
Como devemos agir, então?
v Esteja seguro de que conhece os seus objetivos pessoais (inclua aqui os do seu trabalho e de suas atividades extraprofissionais também) e que sabe o que vai fazer, quando e onde.
v Registre como atualmente você despende seu tempo e o que acha que pode fazer para corrigir desperdícios – de tempo... (faça uma autoanálise).
v Priorize tarefas de acordo com a importância e urgência. Crie e utilize um sistema diário para registrar as atividades planejadas, incluindo próximos dias, semanas e até meses – Nossa sempre amiga AGENDA....
v Faça um check list para verificar a execução do que foi planejado.
v Delegar tem um papel importante, quando for o caso. Quando é possível encaminhar/repassar atividades? Ou até mesmo quando é possível e necessário pedir ajuda a um amigo ou colega?
v Seja cordial e amistoso com as pessoas, mas evite perda de tempo com conversas sem sentido, que podem ficar para depois (principalmente em seu local de trabalho). Prepare-se e aja de modo competente quando participar de reuniões.
v Quando for dirigir uma reunião, escreva antes os assuntos a serem tratados e seja direto e objetivo. Uma reunião deve ser rápida e não se prolongar por horas desnecessárias. Respeite seu tempo e o daqueles que estiverem contigo.
v Você deve estar preparado para enfrentar e administrar atividades que geram desperdício de tempo, como por exemplo: interrupções de outras pessoas, chamadas telefônicas, etc. Atenda, atenciosamente, mas resolva de forma rápida e eficiente.
v Conseguir definir o que é, pra você: atividades urgentes; atividades importantes; e equilíbrio entre urgência e importância.
E o que eu ganho com isso?  Principalmente, paz de espírito. Você estará em paz por conseguir fazer tudo aquilo que planejou, no tempo certo e sem atropelos.
Doze mandamentos da Administração do Tempo (tem até um livro que fala sobre isso – se tiver um tempinho após planejar melhor a sua rotina, aproveite para lê-lo. Autor: Jacques Miranda)
1)      Reconheça e elimine os desperdiçadores de tempo;
2)      Ter planejamento e definir prioridades para seu dia;
3)      Uma tarefa de cada vez – foco e disciplina;
4)      Otimize seu tempo ao máximo;
5)      Delegar tarefas;
6)      Aprenda a dizer não;
7)      Um dia bom, começa com bom dia;
8)      Reconhecer meus momentos mais produtivos;
9)      Deixar de ser perfeccionista ou detalhista;
10)    Monitorar o curso de suas ações e buscar melhoria contínua;
11)    Recompensar-se, permitir dar-se um presente;
12)    Não deixa de fazer o que gosta, quando pode.
Bom, desejo boa sorte a você na administração do seu tempo. Será uma tarefa fácil? Claro que não. Até hoje tenho minhas lutas pra conseguir alcançar esse meu objetivo. Mas eu chego lá..... e você? Não precisamos agir atropeladamente, pois tudo tem o seu tempo.
Tudo neste mundo tem o seu tempo; cada coisa tem a sua ocasião.
Há tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de arrancar;
tempo de matar e tempo de curar; tempo de derrubar e tempo de construir.
Há tempo de ficar triste e tempo de se alegrar; tempo de chorar e tempo de dançar;
tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntá-las; tempo de abraçar e tempo de afastar.
Há tempo de procurar e tempo de perder; tempo de economizar e tempo de desperdiçar;
tempo de rasgar e tempo de remendar; tempo de ficar calado e tempo de falar.
Há tempo de amar e tempo de odiar; tempo de guerra e tempo de paz.
O que é que a pessoa ganha com todo o seu trabalho?
Eu tenho visto todo o trabalho que Deus dá às pessoas para que fiquem ocupadas.
Deus marcou o tempo certo para cada coisa.
Ele nos deu o desejo de entender as coisas que já aconteceram e as que ainda vão acontecer, porém não nos deixa compreender completamente o que ele faz.
Então entendi que nesta vida tudo o que a pessoa pode fazer é procurar ser feliz e
viver o melhor que puder.
Todos nós devemos comer e beber e aproveitar bem aquilo que ganhamos com o nosso trabalho. Isso é um presente de Deus.
Eu sei que tudo o que Deus faz dura para sempre; não podemos acrescentar nada,
nem tirar nada.  E uma coisa que Deus faz é levar as pessoas a temê-lo.
Tudo o que acontece ou que pode acontecer já aconteceu antes.
Deus faz com que uma coisa que acontece torne a acontecer.
Neste mundo eu também reparei o seguinte: no lugar onde deviam estar a justiça e o direito, o que a gente encontra é a maldade.
Então pensei assim: “Deus julgará tanto os bons como os maus porque tudo o que se passa neste mundo, tudo o que a gente faz, acontece na hora que tem de acontecer.”
(Eclesiastes 3:1-17)
Abração.
Pra. Cláudia Mineu

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