Este blog tem por finalidade divulgar e discutir, entre amigos e novos amigos, assuntos relacionados à Palavra de Deus, gestão de pessoas, administração, relacionamento com o próximo, dentre outros temas que forem surgindo.
Estarei registrando aqui meus pontos de vista sobre esses assuntos (e outros), além de textos, artigos, etc. E gostaria de aprender com você também.

Venha trocar umas idéias comigo!


terça-feira, 26 de outubro de 2010

O Casamento


Deus disse: “Não é bom que o homem esteja só; farei para ele alguém que o auxilie e lhe corresponda” (Gn. 2.18)

E ainda: “Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornaram uma só carne.” (Gn. 2.24)
Estes são princípios de Deus:

1)   Homem e mulher devem deixar a casa paterna e formar uma nova unidade familiar. ISSO É BÍBLICO. Gn. 2.24. O ato físico de saída do lar é importantíssimo, pois quebra vínculos de dependência e forma uma nova célula familiar interdependente. Muitas pessoas têm passado por problemas e dificuldades no casamento por não entenderem e praticarem esse princípio.

2)   A nova unidade familiar merece o respeito de seus pais e de toda a sociedade. Ninguém pode interferir no casamento. Homem e mulher que formam uma nova unidade familiar são responsáveis por sua própria vida e manutenção.

Outro princípio importante de se cumprir é quanto ao sexo. O sexo é para o casamento. Por quê? Para Deus, a partir do momento em que homem e mulher se relacionam sexualmente, eles já estão casados. Para Deus esta é a verdadeira cerimônia de casamento. As demais cerimônias foram criadas pelo homem para formalização da união.

No Antigo Testamento não vemos Abraão, por exemplo, falando em cerimônia de casamento, seja em cartório ou religiosa. “Ele tomou a Sara e ela passou a ser sua esposa”. E assim com diversos outros casos. Isso não quer dizer que hoje podemos ficar apenas no sexo, sem nos preocuparmos com a formalização do casamento, pois estamos também sob as leis criadas pelo homem e pela Igreja e devemos respeitá-las e cumpri-las.

O que quero dizer é que, para Deus, a partir do momento em que homem e mulher se unem fisicamente eles já estão casados e deverão respeitar isso. Se você faz sexo com alguém antes do casamento e não se casa com essa pessoa e sim com outra, diante de Deus você se torna adúltero, mesmo não tendo formalizado seu casamento. Por isso, é importante que o sexo ocorra apenas no casamento, para que não corra o risco de descumprir princípios bíblicos e ficar depois sob o pecado do adultério.

Além disso, tem a ver diretamente com a Santidade. Para você conseguir ouvir Deus e ficar frente a frente com Ele, precisa estar em Santidade.

Casamento e Deus

O casamento é algo tão importante para Deus que a Bíblia o compara ao relacionamento entre Cristo e a Igreja.

Neste ponto, importante lembrar que Jesus deixou sua casa quando começou a pregar o amor de Deus e a se relacionar mais diretamente com a sua Igreja.

Não temos espaço aqui para muito texto, mas leiam Efésios 5:22-33. Neste texto Paulo repete o que já foi dito por Deus quanto ao homem deixar pai e mãe e unir-se à sua mulher. E ainda diz que “este é um mistério profundo; refiro-me, porém, a Cristo e à Igreja.” (versículos 31 e 32)

O casamento é uma instituição importantíssima, por isso a Bíblia o compara ao relacionamento de Cristo com a Igreja. Há pessoas brincando com essas questões, sem saber das implicações que poderão afetar suas vidas.

Se você é casado(a), estude os princípios bíblicos e aplique-os em sua vida. Só assim irá experimentar a plenitude de Deus em seu casamento. Se você ainda não se casou, estude a Palavra de Deus para entrar nessa relação ciente das implicações e de sua responsabilidade ao formar uma família.

Hoje em dia as pessoas já se casam pensando: “Se não der certo a gente separa.” ISSO É BRINCAR COM UM PROJETO DE DEUS. É preciso levar a sério os princípios de Deus para sua vida.

Deus não se agrada da separação. "Eu odeio o divórcio" (Malaquias 2:16). Quando alguém se separa corre o risco de viver em adultério caso se relacione com outra pessoa ou seja, viverá em pecado. Há poucas razões, na Bíblia, para se justificar uma separação. Uma delas é justamente o adultério.

Outra, evidentemente, é a violência doméstica. A falta de amor pode levar a casos de espancamento, por exemplo, e Deus com certeza não deseja que você viva nesse contexto. Paulo analisando a união entre crentes e descrentes chama a atenção para o princípio da manutenção da paz.  “Todavia, se o descrente separar-se, que se separe. Em tais casos, o irmão ou a irmã não fica debaixo de servidão; Deus nos chamou para vivermos em paz.” 1 Coríntios 7:15

Mesmo diante desses motivos, sempre há a tentativa pelo perdão (perdoar 70 vezes 7, lembra?) e mudança de vida.

Tem outras orientações de Deus que precisamos sempre seguir. Se formos escrever tudo aqui, não caberá nesse blog. Mas, maridos e esposas, leiam Efésios 5:22-33, onde fala um pouco do papel de cada um de nós no casamento.

Enfim, meus amigos(as), ESTUDEM A PALAVRA DE DEUS e deixem que ela conduza seus relacionamentos, seus casamentos. Dentro dos princípios de Deus não tem como dar errado. Vai ser um eterno mar de rosas, sem nenhum problema? É claro que não!!!! Até porque precisamos constantemente ser provados em nossa fé e amor a Deus e ao próximo. Mas será uma vida de parceria, em Deus, onde você e seu companheiro crescerão, aprenderão, amadurecerão.... sempre juntos.

Deixe Deus conduzir o seu casamento e estejam em constante oração, juntos, pelo relacionamento de vocês, para que Deus os ajude em todas as áreas que são imprescindíveis para um casamento saudável (respeito, amizade, parceria, sexo, comunicação, relacionamento com seus familiares, conflitos familiares, finanças, educação dos filhos, etc).

Grande abraço e deixem seus comentários.

Pra. Cláudia Mineu

3 comentários:

  1. Muito bom, pra. Claudia!!
    Como diz na Palavra em Provérbios 9:10 “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria"
    É mto delicado um casamento resistir se não tiver a presença de Deus e Jesus como elo.
    Adorei!
    Bjos!
    Vivi

    ResponderExcluir
  2. Glória a Deus Pra. Claudia!

    Adorei seu Blog, e sou testemunha viva das bençãos de Deus sobre minha vida após ter tom,ado posse da PALAVRA DE DEUS sobre o casamento... e minha vida é um derramar de bençãos e Graças por causa da união minha com minha amada esposa...
    Deus é lindo e perfeito, e não é por acaso a comparação dessa união aqui na terra para explicar como é no céu!
    Somos seus fãs... rsrs
    não.. fã não.. isso é muito pequeno para o que sentimos por vc e pelo Pr. Arlênio...
    vcs são nossos amores... mais que amigos...
    amamos vcs! Sabe aquele amor que Jesus orou pelos seus? (Para que eles sejam um como nós somos um...)
    Somos um!
    bjos...
    Maurício e Daniela e Caio!

    ResponderExcluir
  3. Falou TUDO!
    Hoje em dia perdeu-se o encanto da troca de olhares, da amizade sincera, da paixão que gera expectativas e do amor que supera dificuldades e nasce da convivência... O "para sempre" é antiquado, o "Eu te amo" é banalizado, e o "eu te uso" é disfarçado nas relações cada vez mais sem compromisso!

    ResponderExcluir